“ Não julgueis para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir os outros, igualmente medirão a vós. Por que reparas tu o cisco no olho de teu irmão, mas não percebes a viga que está no teu próprio olha? E como podes dizer a teu irmão: Permita-me remover o cisco do teu olho, quando há uma viga no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás ver com clareza para tirar o cisco do olho do teu irmão”...
A palavra de Deus é maravilhosa, ao lê-la, podemos perceber que não existe maior sabedoria do que a de Deus em todo o universo. Ele é tremendo, ele é a própria sabedoria, por isso precisamos estar sempre dispostos a aprender, avaliar nos humilhar diante de Sua palavra.
Aqui nos diz claramente que como Cristãos, devemos amar sempre, antes de julgar, porque um coração repleto do amor de Deus, jamais acusará ou será mesquinho, ou invejoso, crítico ou difamador. “ a marca do Cristão deveria ser seu amor irrestrito e altruísta pelo próximo, em especial por seus irmãos em Cristo”.
Nós temos a nossa concepção de crenças e de valores, mas não podemos nos esquecer de que o que não sou eu, é o outro, e precisamos levar isso muito em consideração, porque em uma relação com o próximo, o que é importante é o outro. Não podemos permitir que o espirito narcisista esteja em nós a ponto de enxergarmos tudo à partir do espelho que somos, e sim olhar o próximo com amor, e entender seus processos no ponto de vista do desenvolvimento humano de cada um. Não existe ser humano igual ao outro, e Deus nos ordenou que amássemos o outro, o diferente como amamos a nós mesmos.
Ao emitir um juízo contra o próximo, devemos ter sensibilidade, pois todos nós somos sujeitos a erros, fraquezas e dificuldades iguais ou maiores que de qualquer pessoa.
Quando olhamos para o próximo com a mesma visão de misericórdia e amor que Deus teve pela nossa própria vida, não conseguimos julgar, porque somos tão miseráveis e necessitados do amor e da misericórdia de Deus, somos tão vermezinhos, e quando somos capazes de olhar para a nossa vida, onde precisamos mudar, onde precisamos ser mais generosos ou mais amáveis, encontramos a nobreza de espírito que pode nascer dentro de nós através de um simples gesto de sempre ver o outro com olhos que Deus nos vê. Eu diria que isso sim é nobreza, quando conseguimos detectar em nós, as nossas atitudes, palavras e principalmente, os sentimentos do nosso coração para com o próximo.
Falar do outro e julgar passa a ser tão mesquinho e medíocre mediante a nobreza de se enxergar primeiro, se perceber primeiro.
Podemos ver hoje em dia, pessoas que se distanciam das outras porque ouviram falar algo, que na verdade não está tão claro assim, mas que logo o coração julga, o olhar muda e apodrece o que deveria ser nobre. Amizades, parentes, irmãos que se vão, porque não são capazes de julgar a sim mesmos, reconhecer os seus próprios ciscos, antes de tentar tirar as traves.
Tudo seria bem mais fácil e mais cristão, se sempre tivéssemos a nobreza de olharmos para nós mesmos antes de jugar, mas tem tantas pessoas que se julgam tão perfeitas, que nunca se encontrarão com a nobreza.
“ Os olhos são a lâmpada do corpo, portanto se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz”.
É por isso que as coisas de Deus não fazem sentido para aqueles que são dotados somente de críticas racionais, mas recusam-se a ter um verdadeiro encontro com a realidade da intimidade com Ele, pois é impossível receber um toque, e ter um coração de pedra, é impossível receber um toque, e não olhar para o próximo com o mesmo amor que Ele nos amou.
Desafio-te hoje a ter coragem; ter a coragem de ser nobre, de não difamar ou se quer permitir emprestar seus ouvidos quando o assunto for ferir alguém. Hoje é o outro, amanhã pode ser você.
“ a mesma medida que você usar para medir, te medirão também”... Pode não ser agora, mas o tempo da medida, um dia chega.
Gisele Oliveira
Ministério Guerreiros Adoradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário